terça-feira, 30 de novembro de 2010

Final FEMUE

FEMUE foi o festival de musica estudantil realizado nos dias 26 e 27 de novembro pela prefeitura municipal de Colniza juntamente com a secretaria municipal de Educação e Cultura. Neste ano de 2010 aconteceu a 3ª edição do evento. A escola Vinicius de Moraes teve representates em todas as categorias (gospel, livre adulto, livre infantil), nas categorias livre adulto e infantil não tivemos ganhadores, mas na categoria gospel, a escola Vinicius de Moraes ficou com a 1ª e a 2ª colocação representadas respectivamente por Elíude da Silva, 2º Ano Ensino Médio e Edenise da Silva, 6ª Série Ensino Fundamental.









sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Projeto Bullying

Projeto Bullying


Professoras: Cristiane Tatiara da Silva Werneck

Nely de Almeida Melo

Duração: 15 dias

Mês: Outubro

Objetivo:

• Levar os alunos a compreensão da boa vivência entre colegas e professores da E.E. Vinicius de Moraes

• Melhorar a disciplina na sala de aula para criar um ambiente mais agradável.

Justificativa:

Este projeto tem como objetivo de prevenir e combater qualquer tipo de violência entre alunos e colegas da E.E. Vinicius de Moraes, buscando entendimento que é possível encontrar meios para um verdadeiro sentido ás relações humanas.

Desenvolvimento:

Perceber que não vivemos sem o nosso próximo, por isso devemos aceitar as diferenças e respeitar uns aos outros, buscando solidariedade e compreensão.

Conteúdos:

Produção de texto

Relatório e ilustração

Dinâmicas

Confecção de livros

Entrevista

Palestra

Avaliação:

Avaliar os alunos e seus comportamentos durante o projeto Bullying, atividades propostas em sala e portanto, a avaliação será composta de observação analise das atividades praticas e teorias.











História de Mato Grosso

Os alunos do 1º ano do Ensino Medio vespertino apresentaram na tarde de ontem,18/11/2010 trabalhos com o tema :História de mato Grosso.A professora dividiu os grupos, e eles soltaram a imaginação depois de muitas pesquisas.Parabéns a professora pela iniciativa e dedicação e aos alunos pela criatividade.

vejam as fotos abaixo








Professora Verediana
postagem Nozeli Camim Fernandes

terça-feira, 16 de novembro de 2010

PROJETO SOLETRANDO


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL VINICIUS DE MORAES
COLNIZA MATO GROSSO

PROFESSORAS: VEREDIANA VIEIRA KELLER, MARIA GORETTI ANTONELO E LIA PATRICIA BETTI MARTINS.
Turmas envolvidas: 1ª 2ª 3ª fase do 3º ciclo e 1º ano do ensino médio vespertino
Participação: 2º fase do 2ºciclo B e C
Participação especial: professora Sandra Mara

PROJETO SOLETRANDRO
PROBLEMATIZAÇÃO: A Deficiência ortográfica
JUSTIFICATIVA

A escrita faz parte da vida de todos nós seres humanos, desde que se lia, através de símbolos. As letras estão por toda parte, em livros, placas, outdoors, embalagens, e nós como cidadãos temos que estar atentos para ler, interpretar e escrever ortograficamente correto.
 A nossa língua Portuguesa é regida pela gramática, cheia de regras que muitas vezes nos confundem pela semelhança de letras, pela quantidade de acentos e outras peculiaridades desta língua.

A escola precisa além de apresentar aos alunos todas estas regras, prepará-los para viver nesta sociedade tão diversificada, para isso é necessário atividades que estimulem o uso correto das palavras, através de leituras, de atividades lúdicas. Dessa forma estaremos estimulando a solidariedade e o espírito competitivo, além de estarem acompanhando as atividades práticas realizadas através do trabalho interdisciplinar, nas quais o aluno se torna sujeito da sua aprendizagem, valorizando seu crescimento pessoal.

METODOLOGIA

A grafia das palavras na Língua Portuguesa não é muito simples e precisamos de muito estudo para memorizá-la e entende-la. O incentivo ao treino da escrita e memorização ainda é a melhor maneira de fazer com que nossos alunos escrevam melhor.
Nossas dúvidas só aparecem quando as palavras são desconhecidas, pouco usadas ou mal escritas. Palavras conhecidas não nos fazem perder tempo. O que nos faz saber ortografia é a nossa memória visual, que é tão maior quanto mais lemos. O que aprimora a nossa memória visual é o bom habito da leitura.

Existe uma crítica que todos nós fazemos ao velho sistema de ensino, onde tudo se resumia em decoreba. Concordamos com aqueles que afirmam que decorar não é ensino. É lógico que devemos incentivar o raciocínio e estimular a criatividade, que é a capacidade de redigir e interpretar textos, mas para isso nossos alunos também precisam escrever e falar corretamente, então através de estudo de palavras nossos alunos se motivará a escrever corretamente, sem perceber tal complexidade, pois estão brincando, competindo para melhor exercer seu papel de aluno com competências e habilidades dentro da Língua Portuguesa.

REGULAMENTO
·        * A gincana Soletração será uma competição entre os estudantes do Ensino Fundamental e médio da Escola Estadual Vinícius de Moraes.
·         * As inscrições serão dentro de cada sala com O professor de Língua Portuguesa.
·         * Podem participar todos os alunos que estiverem matriculados na escola.
·         * A seleção será dentro das salas com a competição, regida pelo professor.
·         * A 1ª fase será na sala onde os dois melhores colocados serão selecionados para próxima fase.
·         * A 2ª fase será no saguão da escola com os dois melhores de cada sala por eliminação ficarão apenas dois alunos para a grande final.
·        *  Premiação 1º ,2º e 3º lugar

RECURSOS HUMANOS
- Professores
- Coordenador Pedagógico
- Alunos
- Articuladora
- Comunidade escolar
- Direção

RECURSOS MATERIAIS
- Dicionário
- Banco de palavras
- câmera digital
- Som
- Microfone

AVALIAÇÃO
  Será contínua e de acordo com o desempenho participação interesse de cada aluno nas atividades propostas.
ANEXO
Mural e mesa para a competição
 Competidores

 Jurados: Paulo, Ceres e Vera.
 Ganhadores: Categoria 2° Ciclo


 Ganhadores: Categoria 3° Ciclo


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Aprendendo com triângulos e quadrados mágicos

Estado de Mato Grosso
Escola Estadual Vinicius de Moraes
Quadrado e triângulo mágico
Professor: Genivaldo Benedito Gomes
Articuladora: Nozeli Camim Fernandes
Relatório de aplicação das atividades: O lógico-matemático
Público Alvo: Alunos do 2º ciclo 3ª fase ao 1º ano do Ensino Médio no período vespertino. 
Duração: 30 dias, 6 aulas de 60 minutos.

Projeto: Manipulando quadrado e triângulo mágico
Diretor da escola:Anderson Terres de Oliveira
Coordenador Paulo Fernandes Peres
Disciplina: Matemática

O relatório é parte de um projeto de intervenção pedagógica com objetivo de tornar as aulas de matemática diferenciada do contexto que o aluno tem da matemática. Para isso, resolvemos elaborar atividades utilizando a teoria e o concreto com material manipulado, o quadrado e o triangulo mágico. A idéia surgiu após um curso do CEFAPRO em nosso município. O tema quadrado e triangulo mágico possibilita ao educando diversas linhas de pensamentos, noções de figuras geométricas e raciocínio lógico, assim, propicia ao aluno uma visão de que a matemática não é uma ciência que só aprende com caderno lápis e quadro, ela é uma disciplina divertida e que os mesmo podem aprender de diversas formas entre elas jogos e brincadeiras, para isso o professor de matemática precisa ter visão e deixar fluir a criatividade e imaginação nas aulas visando sempre o aprendizado e não a quantidade de conteúdos. Acreditamos que trabalhar a Matemática a partir das vivências do aluno ou de atividades com o material concreto facilita a aprendizagem, como de fato aconteceu nas atividades propostas dentro da sala de aula, os alunos aprenderam de maneira divertida, despertando o raciocínio lógico nos resultados de cada serie dos exercícios. O nosso objetivo na aplicação dessa atividade foi alcançado, e esperamos que a partir dessa iniciativa surjam outras para que nas escolas os nossos alunos passe de mero receptor para tornar-se protagonista do processo de aprendizagem. Entender a lógica não é uma tarefa simples e nem impossível, isso depende de cada um tanto o aluno quanto o professor, se interagindo no processo ensino aprendizado, neste caso o pensamento positivo ajuda e muito. Como ninguém nasce sabendo, todos tem a oportunidade e capacidade de aprender desde que seja orientado para o seu desempenho. Matemática não é uma tarefa difícil, como temos alunos com a facilidade a raciocínio lógico rápido, outro depende de um tempo a mais. O aprendizado da lógica é um processo longo, e não pode fica restrito apenas na sala de aula. Os Jogos de Desafio podem oferecer um desbloqueio despertando o aluno a se aprofundar no estudo de lógica matemática. Como já disse o nosso objetivo foi alcançado, pois a finalidade das atividades era colaborar e despertar o desenvolvimento da capacidade de reflexão lógica. Fazendo com que os alunos possam pensar, desafiar e raciocinar corretamente quando encontram obstáculos. As escolas devem propor sempre atividades de desafio para o educando, pois a vida é um desafio e o ser humano em si aprende com os obstáculos e desafios, no entanto nós educadores não podemos ficar fora do contexto da vida dos educando, a escola deve abrir as portas para os desafios, afetividades e conhecimento, acima de tudo a valorização do ser humano. Essa é a educação do século 21 Ciclo de formação humana.

Professor Paulo Fernandes Peres.

ANEXO


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL VINICIUS DE MORAES
COLNIZA MATO GROSSO

Manipulando quadrado e triângulo mágico
Professor Genivaldo Benedito Gomes
Manipulando quadrado e triângulo mágico

Objetivo
O objetivo deste projeto é despertar o interesse e o raciocínio lógico, com atividades diferenciadas desafiando o educando na manipulação de quadrados e triângulos mágicos.

Conteúdo

Triângulos isósceles, escaleno e equilátero.
Geometria: quadrados e triângulos
Perímetros
Área das figuras
Quebra cabeça

Metodologia

Os exercícios foram passados no quadro e para cada aluno foi distribuído um quadrado e um triângulo mágico e números diferentes. Os mesmos manipulam o jogo desafiando o seu raciocínio lógico para encontrar os resultados dos exercícios.

Avaliação

A avaliação será feita analisando-se as estratégicas de jogo, as habilidades matemáticas na resolução de cálculos e o tempo utilizado para a resolução da situação problema.






quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Trabalhos desenvolvidos por alunos e professores

Trabalhos dos alunos da professora Silvani







 
Mural do Bullying, montado por alunos junto com a professora Silvani

Mural com produções de textos por alunos da Verediana, Lia Patricia e outros professores.