sexta-feira, 15 de abril de 2011

Entrega das Carteiras Escolares

Finalmente chegaram ontem dia 14 de Abril as tão esperadas carteiras escolares que estavam faltando na escola Vinicius de Moraes, no total chegaram 200 carteiras que irão melhorar a qualidade do ensino em nossa escola. Havia uma média de 350 alunos em condições precárias de ensino e mais 150 alunos do período noturno sem aulas por causa da falta de carteiras, felizmente esse problema agora será resolvido. A escola Vinicius de Moraes se alegra muito com a chegada das carteiras escolares e mais alegres ainda ficaram os alunos quando viram o caminhão entrando no pátio da escola, eles mesmos se dispuseram em descarregar suas carteiras e levá-las para a sala, veja as fotos: 






terça-feira, 12 de abril de 2011

A era Digital e o Contexto Escolar...


Vivemos momentos de reflexão na história da educação relacionada à era digital. Pois se formos observar, em pouco menos de 50 anos os computadores deixaram de ser aparato da indústria e se adentram nas residências, lojas, clubes, sybers, requerendo também como instrumento de pesquisa nas escolas. Esta revolução silenciosa alterou a dinâmica da sociedade e promete grandes mudanças na educação.A velha prática educativa de ler e escrever apenas com o uso do giz e da lousa está sendo repensada, pois com a nova era digital a leitura e escrita se torna mais dinâmica para o aluno , uma vez que o mesmo interage com a leitura através de sons, imagens levando-o a uma maior compreensão do que se está lendo, sem falar do prazer visual que muitas leituras eletrônicas oferecem.
Sabemos que todo este dinamismo e facilidade que a internet oferece muitas vezes causam alguns problemas no meio educativo, por isso temos que oferecer ao educando uma orientação adequada quanto a seu uso, é preciso ainda um processo de formação específica para o uso pedagógico da internet, como de todas as atuais tecnologias da informação e comunicação, a fim de que a Educação possa aproveitar estas possibilidades.
As novas práticas de leitura e escrita na internet oferecem muitas possibilidades de interação entre o leitor e o texto, mas também uma preoculpação apareceu com o surgimento de novas formas de escrita resumindo o que se quer falar, que ao meu ver causa uma dependência à escrita errada o que preoculpa bastante o meio educacional. Acredito que levando para a sala de aula estas escritas e trabalhando estas leituras com os educandos podemos resgatar a escrita culta, penso que deva se valorizar as duas maneiras de se escrever.
Quando oferecemos ao nossos alunos um texto impresso e depois oferecemos um texto eletrônico podemos perceber que a intereção pelo texto eletrônico é muito maior, ora tal texto faz o educando interagir de forma dinâmica, espontânea e prazerosa devido aos recursos oferecidos. O hipertexto é um destes recursos, pois cria condições de possibilidades para tornar as salas de aula um espaço de todas as falas, de rede de conhecimentos, da construção coletiva, da partilha das interpretações. Torna um ambiente dialógico, uma diálogo com o próprio sistema e também o dialogo com os outros usuários. O autor pretende num hipertexto pensar o que se quer informar, como se pretende informar e quem será o usuário desta informação, sem se preoculpar em apresentar de forma linear, apostando na exploração e criatividade do leitor o qual irá percorrer em caminhos diversos à sua compreensão, o leitor será responsável pela sua própria compreensão. Bem diante de todas estas mudanças na leitura e escrita que temos hoje como nova estratégia de ensino, é necessário clareza em relação aos objetivos da inserção destas novas tecnologias nas escola, pois os recursos tecnológicos, exemplo o computador, não possuem uma característica intrisicamente interativa e transformadora, é o modo como a escola irá utilizar que determinará sua função de estímulo à criatividade, de transmissor de informação e de desenvolvimento de habilidades cognitivas.

http://leriaeducacao.blogspot.com/

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Posse do novo diretor da EE Vinicius de Moraes

           No dia 29 de Março de 2011 a escola Vinicius de Moraes ficou sem diretor, mas nenhuma instituição de ensino caminha sem uma direção, então, no dia 30 de Março a Assessoria Pedagógica do estado em Colniza convocou uma reunião extraordinária com todos os educadores da escola para decidir um nome para comandar provisoriamente a instituição até a próxima eleição diretiva, que começa seu processo a partir de Outubro deste ano, no ato, apenas o professor Nilson Pinheiro da Costa se dispôs a aceitar a função de Diretor da escola, sendo aprovado pela maioria dos presentes, assim o professor Nilson estará na função de diretor até o dia 31 de Dezembro de 2011, na ocasião também foi escolhido o novo secretário da escola, o Técnico Administrativo Educacional, Elizeu Vaz da Silva.