quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Aula de Matematica na Informatica

Os alunos da 1ª Fase do 2º Ciclo B (3ª série) da professora Daniela tiveram uma aula bem divertida no Laboratorio de Informática hoje dia 24 de agosto de 2011. Eles aprenderam um pouco de matemática e utilizaram o computador ao mesmo tempo com o joguinho TuxMath no Sistema Operacional Linux Educacional 3.0.
O Laboratorio de Informática da escola Vinicius de Moraes esta a disposição de todos os alunos e professores, basta agendar seu horario e utilizar este recurso disponível.





Projeto Casinha da Leitura

ESCOLA ESTADUAL VINICIUS DE MORAES
Projeto: Casinha da Leitura
Professoras : Maria Goretti Antonelo
                      Verediana Vieira Keller
                      Lia Patrícia Martins
Colniza/MT, 2011
JUSTIFICATIVA 
Percebendo a necessidade dos nossos alunos terem um ambiente diferenciado da sala de aula que seja prazeroso e acolhedor para realizar a leitura, decidimos então usar a casinha da leitura como suporte dos livros e na frente da mesma um ambiente que leve os alunos a prática diferenciada de leitura.    
OBJETIVO Geral
*Oportunizando o incentivo e a pratica de leitura.
Objetivos       
*Incentivar a leitura
*Melhorar a leitura
*Proporcionar um ambiente diferenciado e acolhedor para a leitura.     
INTRODUÇÃO
O lúdico tem ocupado um importante papel no contexto escolar, como uma prática prazerosa de auxilio ao fomento da leitura e escrita, esse vem tomando espaço no plano de aula de alguns professores que vêm nessa metodologia uma forma de melhorar suas aulas e assim proporcionar aos educando uma educação diversificada e contextualizada.
No cotidiano da sala de aula o brincar pode ser encarado como algo sério e de cunho pedagógico, para tal faz-se necessário o conhecer das diversas práticas lúdica. O trabalho com atividades lúdicas proporciona ao professor um ensino que valorize o gosto dos alunos, quando se aprende nessas condições, aprende-se a controlar um universo simbólico e particular vivido por cada um.
O homem brinca independentemente de suas condições físicas, financeiras  de sua origem e de seu tempo, as atividades vividas pelas crianças em sua maioria são essencialmente lúdicas e têm como função primordial a descoberta do mundo que as rodeia, a criança se desenvolve brincando. Propomos nesse projeto que nós professoras, incentivemos as crianças despertando  suas inteligências e habilidades por meio de práticas lúdicas, é preciso o desapego de velhas metodologias de ensino que já estão em alguns casos ultrapassadas e darmos lugar a uma visão centrada em prática s realmente competentes.
METODOLOGIAS              
Diante das dificuldades encontradas pelos professores das séries iniciais em relação ao ensino da leitura e escrita na sala de aula, percebe-se que alguns têm procurado formas de aprimorar suas práticas pedagógicas por meio de metodologias diferenciadas que levem os alunos ao despertar o gosto pelas aulas. Diante dessa realidade percebe-se a importância de uma educação que vise não somente a mera decodificação e codificação de signos linguísticos, mas uma educação centrada nas diferenças entre os educando respeitando suas inteligências e seu processo de aprendizagem. Como um suporte a prática pedagógica de educadores a tempos se tem discutido sobre o lúdico e suas contribuições no processo educativo, de forma alegre e dinâmica muitas são as práticas lúdicas: jogos, brincadeiras, contação de histórias, cantigas de rodas, teatro de fantoche, dentre outras. Todas essas atividades despertam em quem as vivências um mundo de imaginação, criatividade e alegria na construção do processo ensino aprendizagem do aluno.
 Faremos duas horas semanais intercalados por turma para a prática da leitura, lembrando que as professoras terão inteira responsabilidade de cobrar do aluno oral ou escrito tudo que aprendeu e também zelar do material e do ambiente quando usado.
CONCLUSÃO
O aprender necessita ser repassado de maneira que venha despertar o interesse e o prazer de quem esta assimilando um aprendizado, conclui-se que uma parte dos professores conhece e utiliza-se de tal metodologia para melhorar suas práticas pedagógicas e assim fomentar capacidades e habilidades contidas em cada educando. O ambiente escolar em muito contribui para a formação do educando, pois esse está a cada dia construindo conhecimentos e fazendo novas descobertas.
Pensar em novas formas de auxiliar esse aprendizado precisa ser tarefa constante no trabalho de educadores realmente comprometidos com a qualidade do ensino e que estratégias estão às disposições, basta o arregaçar das mangas para o trabalho aconteça. Percebe-se que apesar de contribuir de certa forma na formação  de leitores competentes, tais atividades ainda não estão sendo trabalhados no cotidiano escolar por alguns professores, talvez por desconhecerem o assunto, esses docentes têm deixado de enriquecer suas práticas em sala de aula. Várias são as formas de se trabalhar o lúdico em sala de aula ou fora dela o professor precisa adequar-se a melhor forma, focando naquelas que possibilitem a melhor aceitação dos alunos e contribuam para o desenvolvimento das chamadas inteligências múltiplas.
Efetivar tal proposta no contexto escolar, não é fácil, é necessário que os envolvidos no processo ensino aprendizado centrem-se em objetivos e metodologias que envolvam essas ricas possibilidades.
 Precisa-se refletir sobre o uso de tais estratégias no processo de alfabetização; analisar de que forma essas contribuir para o domínio da leitura e produção de textos nos anos iniciais do ensino fundamental; reconhecer nessas atividades como novos recursos didáticos para as práticas pedagógicas.
AVALIAÇÃO
Não deve haver uma fórmula de avaliação. E nesse caso, deve-se primar pelo caráter qualitativo, ou seja, participação dos alunos nas atividades, suas possíveis leituras, interferências, construção de textos realizados a partir de suas leituras, etc. As estratégias de leitura são diversas, mas deve-se ter cuidado para não reduzir à avaliação a momentos isolados. A melhor avaliação, nesse caso, deverá ocorrer ao longo do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, nada impede por exemplo que, em datas definidas, se possa fazer socialização de trabalho construídos pelos alunos nas aulas, como por exemplo:cartazes, comentários, construção de conceitos, seminários, resenhas, desenhos, etc. os quais podem ser aproveitados como estratégias de ensino, além de servirem para apontar possíveis resultados do projeto. 
Obtenção e discussão dos resultados: cada professor, dentro daquilo que realizou com sua disciplina nas aulas e dos meios avaliativos que utilizou, socializa os resultados, a fim de se saber se os objetivos foram alcançados ou não. Nesse caso, devem-se levar em consideração vários fatores, a saber, se houve aprendizagem; se os alunos melhoraram suas produções orais e escritas.