segunda-feira, 31 de maio de 2010

Projeto Mistura (Professora Edninha)

Projeto realizado pela Professora Edna da Silva (conhecida como Edninha) com a turma da 1ª Fase do 2º Segmento EJA (Educação de Jovens e Adultos) para mostrar o valor nutricional dos alimentos e a importância de cada um em nossas vidas. Os alimentos misturados foram:

LARANJA: é o nome genérico dado a várias frutas que pertencem ao grupo dos citrus (dentro deste grupo estão também o limão, a lima, a cidra, o grapefruit, etc.). Quase todas as variedades de laranja têm forma arredondada, casca fibrosa e polpa suculenta. Essa fruta é riquíssima em vitamina C e de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. É fonte de vitamina A e do complexo B.

BANANA: símbolo dos países tropicais e muito conhecida no mundo todo, é a fruta mais popular do Brasil. A banana é uma fruta de alto valor nutritivo, muito rica em açúcar e sais minerais; principalmente cálcio e ferro, e vitaminas A, B1, B2 e C.

MAÇÃ: No Brasil, as variedades de maçã mais conhecidas são a amarela, a vermelha e a verde. Fruta das regiões temperadas, a maçã, além de saborosa, tem considerável valor nutritivo. Contém vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais como Fósforo e Ferro.

MELANCIA: ela pode ser arredondada ou alongada, com tamanho variável entre 25 e 75 cm. A casca é lisa, lustrosa, verde-clara, com estrias de um verde mais forte no sentido do comprimento. Sua polpa é vermelha, com muitas sementes, achatadas e pretas. A melancia é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.

MAMÃO: Existem diversas variedades de mamão. As mais conhecidas no Brasil são: mamão papaia, mamão formosa, mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia. Cada 100 gramas de mamão apresenta, em média, 50 calorias. É uma fruta muito nutritiva, apresentando vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais, tais como: ferro, cálcio e fósforo. Este fruto possui também a papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo.

LEITE DE VACA: é largamente utilizado na alimentação humana, e rico em vitamina A e Cálcio. Outros componentes principais são os orgânicos (glucídios, lípidos, proteínas, vitaminas), e os componentes minerais (Ca, Na, K, Mg, C1). O leite contém diferentes grupos de nutrientes. As substancias orgânicas (glúcidos, lípidos, proteínas) estão presentes em quantidades mais ou menos iguais e constituem a principal fonte de energia. Estes nutrientes se dividem em elementos construtores, as proteínas, e em compostos energéticos, os glucídios e os lipídios.

COCO: O valor nutritivo do coco varia de acordo com seu estado de maturação, apresentando de maneira geral bom teor de sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro), e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal. Devido ao seu conteúdo em sais de potássio e sódio, é um alimento adequado contra aterosclerose, para o sistema nervoso, cérebro e pulmões, além de ser um bom alimento para os diabéticos.





sexta-feira, 14 de maio de 2010

Jogos Intercolegiais de Colniza

A prática de esportes tem sido extremamente recomendada por médicos de muitas especialidades, como uma das providências mais saudáveis e eficazes para o tratamento dos mais variados distúrbios de saúde e, principalmente, como no combate ao stress.
A atividade física é indispensável ao bom funcionamento do nosso organismo como um todo. Aquele velho ditado que diz que "tudo que não é usado acaba enferrujado" é verdadeiro e também se aplica ao nosso corpo.
Nos dias 12 e 13 de Maio foi realizado os Jogos Intercolegiais em nosso município, sendo as modalidades de Voleibol e Futsal masculino e feminino. As crianças se divertiram e interagiram a vontade.